6 de jan. de 2011

Graffiti Feminista sobre aborto e outros temas - Dezembro 2010

Santo André - Temática do Aborto
No mês de dezembro, nós Maçãs Podres fizemos duas ações descentralizadas, uma em Sousas, distrito de Campinas, e outra na periferia de Santo André. Em Campinas a Maçã Podre Fernanda Sunega (junto com  o graffiteiro Efigee) se propôs a fazer uma intervenção em homenagem a GRIF.  
Campinas
Temática - Feminismo Maçãs Podres

Graffiti Feminista
 O conceito estabelecido pela Fernanda  se baseia no Manifesto Maçãs Podres e nossa tentativa de socializar o conhecimento. Há maçãs maduras na cesta, porém a personagem esta colhendo uma maçã podre, que  representa um fragmento de conhecimento feminista a ser  devorado ou "dividido" com outras mulheres.
A personagem revaloriza mitologia figurativa da Eva, trazendo fruto proibido pelos homens capaz gerar a nova árvore do conhecimento. Afinal, "maçãs que não se desenvolvem/apodrecem é porquê foram feitas para serem devoradas pelo bicho homem". 

Tématica - Anti-Racismo

Graffiti Feminista II
 No segundo muro, estavam presentes Ana Clara Marques e Patrick Monteiro, o objetivo era retrarar a unificação das concepções feministas e a luta pela libertação do corpo humano. A Ana grafitou uma jovem negra que reivindica e representa o próprio útero.
Temática: Feminismo (Simone de Beauvoir Criança)
A ideia era retratar o fato, comprovado em estudos e estátisticas, que as mulheres negras são as principais vítimas da criminalização do aborto no Brasil.  
Na mesma medida, Patrick pintou uma representação do feminismo negro em lembrança aos quilombos brasileiros e sociedades matriarcais africanas.
Por fim, ambos buscaram a figura de uma menina que começa a despertar para a consciência feminista(representada pela figura Simone de Beauvoir, com 7 anos).
Intervenção do Grafiteiro Image
"Homens pelo Fim da Violência"

Intervenções

Devido a demanda dos projetos contra a violência sofrida pelas mulheres, não foi possível fazer outras intervenções. Para nossa alegria o graffiteiro Image quebrou esta pra nós.
Numa Feira de Desing, o Image pintou uma tela em homenagem a nossas ações durante este ano. Nela uma jovem "pin up" segura a sua maçã podre, que contém dentro de si uma "micro serpente, minhoca ou coisa do tipo". Valeu a homenagem querido e Viva o movimento Feminista!

Nenhum comentário: