O MANIFESTO

O MANIFESTO MAÇÃS PODRES
Milenarmente a maçã é o mais conhecido símbolo para representar a discórdia, o perigo, o proibido, a quebra de tabus... É também um dos símbolos escolhidos para demonstrar o perigo que as mulheres representam para a sociedade.
Nossa escolha por “Má-sãs” Podres é devido ao poder de destruição que o símbolo representa. Aos nossos olhos, tanto na mitologia, nas histórias infantis, na religião cristã a idéia da maçã é usada como metáfora ideológica favorável à dominação masculina.
Como qualquer MAÇÃ PODRE, nossa intenção é de contaminar o pomar por completo. O nosso interesse é seduzir as mentes das mulheres que ainda possuem coragem de se manterem sãs e apodrecer com esta sociedade machista. Mulheres que não desejam ser “moças bem-comportadas” criadas para serem princesinhas do pai, rainhas de algum lar, unicamente esposas/mães zelosas, ou Barbies acéfalas do desejo masculino.
Apesar de uma maçã, em média, possuir 64 calorias para cada 100g, uma MAÇÃ PODRE é um perigo para qualquer cesto ou sociedade, pois seu efeito é mais letal para o patriarcado do capital do que qualquer bomba laranja.
A MAÇÃ PODRE é o nosso símbolo de transgressão. Representa nossa luta pela transformação. Revalorizamos o conceito de podre e da maçã, assim como desejamos revalorizar os conceitos de mulher e retomar os objetivos da luta feminista.
Do fruto podre surge a semente para nova árvore do conhecimento. E não esperem de nós nada aquém da plena Emancipação Feminina e Humana. Mordam do fruto e provem que nunca existiu o paraíso, mas que ao menos exigimos a construção de um outro mundo.

Viva a Luta Feminista!
Texto: ANA CLARA MARQUES E PATRICK MONTEIRO