3 de fev. de 2011

Graffiti Feminista - Intervenção de Janeiro de 2011

Para ver mais detalhes de intervensões acesse nosso
Flicker: graffitifeminista
A GRIF Maçãs Podres vai cumprindo o papel que se propôs de espalhar símbolos e frases feministas pelas ruas. Por enquanto, as  ações se concentram nas cidades onde nós residimos (Santo André e Campinas) e São Paulo.
A intervenção de janeiro (2011) teve como principal motivação um adolescente chamado Rafael que (trabalha como "auxiliar de pedreiro" e) nos perguntou "se dávamos aulas de graffiti".
O interesse dele nasceu após ver alguns trabalhos nossos na rua.
Alguma conversa depois, apesar de ter sido explicado que não damos aulas de graffiti, quais são os nossos motivos temáticos e que só retratamos mulheres nos graffitis, ainda assim ele disse que queria pintar conosco nas proximidades de sua casa.
Talvez pela conversa, a grande felicidade do dia foi o fato do Rafael ter decidido graffitar o rosto de uma garota (usando uma cor "socialmente masculina"). Por tal motivo então não criamos para este muro uma temática específica, como das outras vezes. Durante a pintura conversamos sobre o direito das mulheres em interromper uma gravidez e outras coisas. O que rendeu frutos, pois a sua posição era inicialmente contrária, se flexibilizou. 
Nada contra a bela pessoa, mas se este é um fato a comemorar, existe também o "lamento" de que o Rafael é um jovem rapaz e não uma jovem feminista. Valeu a experiência de intervir ao lado de uma pessoa sensível, independente de sua condição biologia ou construção de gênero, mas quem sabe, aos poucos e no futuro, garotas também nos estimulem a continuar manifestando nas rua  nossa indignação ética e luta. 

"A REVOLUÇÃO NÃO VAI PASSAR NA TV"
 Viva o Movimento Feminista!

2 comentários:

Mayara Oliveira (Colérica) disse...

Nossa que foda cara!
Quando tiver algo em santo andré pode me avisar?
Estou sempre por lá
beijão
e parabéns!

GRIF Maçãs Podres - Anonymous disse...

Olá May, com certeza iremos avisar sim. Bom saber que está próxima. Estamos produzindo alguns projetos de intervenção feminista urbana e a poesia é uma das linguagens artisticas que queremos difundir, poesia feminista, e as suas poesias se encaixam na proposta, e claro passar as barrerias da internet e indo pros muros. Logo conversaremos melhor sobre esta idéia.~
Saudações Feminista!