30 de jan. de 2011

Illustration of Access - Vídeo canadense sobre graffiti e questões sociais no Brasil

COM ENTREVISTA DA GRAFITEIRA FEMINISTA ANA CLARA MARQUES (da GRIF Maçãs Podres), OUTRA ENTREVISTA NO PROGRAMA DA TV CULTURA E VÍDEOS DA GRIF MAÇÃS PODRES

 A CONDIÇÃO DA MULHER NO GRAFFITI

Illustration of Access, por Ryan McNamee, Lucas Anderson e Sydney Simon
1-Curta-metragem realizado por estudantes canadenses que se encontravam de passagem pelo Brasil. Nele, a grafiteira feminista Ana Clara Marques, da GRIF Maçãs Podres, fala sobre a relação política entre o espaço público, graffiti feminista e a condição das mulheres dentro da sociedade machista (junto com a grafiteira Jéssica Cajú e o grafiteiro Dinas). 
SEXUALIDADE E FEMINISMO
2-Vídeo arte feito pela GRIF Maçãs Podres como provocação ao Festival do Minuto que na época lançou um concurso sobre "diferenças entre meninos e meninas".
ARTE, GRAFFITI E RACISMO
3-Vídeo do programa "Manos e Minas", da TV Cultura. Nele o apresentador e rapper Rappin Hood conversa com a grafiteira feminista Ana Clara Marques, da GRIF Maçãs Podres, sobre racismo, manifestação política urbana e arte protesto. 
PROJETO ARTE PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
4-Vídeo da Intervenção Urbana Feminista organizada pelo GRIF Maçãs Podres para ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Com a colaboração de graffiteiros de São Paulo, a intervenção ocorreu na cidade de Santo André (SP-Brasil) e teve como objetivo criar um manifesto feminista de graffiti criado por homens que se posicionaram politicamente contra os atos de violência masculina sofrida pelas mulheres.

CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

5-Vídeo da Intervenção Urbana Feminista realizada pela GRIF Maçãs Podres para a ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Com graffiteiras de São Paulo que se sensibilizaram com a luta pelo fim da violência sofrida pelas mulheres. A ação foi realizada na rua da Várzea, na Barra Funda (SP-Brasil), e se constituiu num manifesto feminista em forma de graffiti.
INTERVENSÃO TEATRAL EM ESPAÇO PÚBLICO










6-Intervenção Teatral  urbana realizada pelo Grupo Teatro de Operações do Rio de Janeiro, com participação da GRIF Maçãs Podres. A ação foi realizada no centro da Praça da República, em São Paulo- Brasil.

COMPLEXO DE CINDERELA E COISIFICAÇÃO DO CORPO

7-Vídeo realizado pela GRIF Maçãs Podres que aborda as questões do Complexo de Cinderela, da criação das meninas na sociedade machista e da coisificação do corpo das mulheres.

DESCRIMINAÇÃO DO ABORTO
8-Vídeo realizado pela GRIF Maçãs Podres que aborda a questão da descriminalização do aborto.

RESUMO DO FEMINISMO
9-Vídeo realizado pela GRIF Maçãs Podres que conta uma breve história do feminismo mundial no séc. XX

PADRÃO DE BELEZA FEMININO
10- Primeiro vídeo da GRFI Maçãs Podres sobre a construção social das mulheres.

Nenhum comentário: